Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

GEA assina Contrato da Primeira Concessão Florestal do Amapá.

Por: Rosa Dalva - 15/12/2016 - 12:49

Foto: Sem Autor da Midia

Após licitar a primeira permissão para exploração do potencial madeireiro da Floresta Estadual do Amapá (Flota), o governador do Amapá, Waldez Góes, assinou nesta quinta-feira 15 de dezembro, às 10h, no Palácio do Setentrião, o contrato de Concessão Florestal, referente à Concorrência Pública 001/2015 e fez o lançamento do pré-edital, do Módulo I, da Flota.

O lote que será licitado abrange quase 140 mil hectares do município de Serra do Navio, na região central do Amapá. A exemplo do primeiro, o certame será conduzido pelo Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF).

Como no primeiro edital, vencerá a proposta que apresentar menor impacto ambiental na floresta, e maior agregação ao valor da madeira. As empresas vencedoras terão o direito de praticar o manejo florestal sustentável e exploração dos produtos florestais conforme a lei 11.284/2006.

 O principal objetivo da Concessão Florestal é garantir que as terras públicas sejam preservadas e que, ao mesmo tempo haja a promoção do desenvolvimento da economia em bases sustentáveis e em longo prazo.

O Evento iniciou com a formação da mesa com a presença de representante de várias instituições governamentais e privadas, logo em seguida foi apresentado um desfile com roupas de material reciclável do Centro Educacional Maria Salomé Gomes Sares do Distrito do Matapi, e encerrou com a palavra do Governador Waldez Góes que enfatizou: 

“A questão da Florestal, a questão animal e a questão mineral, ou seja, vegetal, animal e mineral ou a gente desenvolve conhecimentos, tecnologias, políticas públicas ou então o nosso futuro será como do Rio de janeiro e do Rio grande do Sul...... a pessoa que tá comprando tem que saber de onde foi tirado aquela madeira, pois isso vai dar segurança aos órgãos de Estados, dá segurança aos órgãos de controle, dá segurança pra Empresa, dá segurança pra comunidade e vai dar dinheiro e emprego de forma correta, e nós vamos cada vez mais criar instrumentos para que a nossa riqueza da floresta, riqueza animal e mineral siga esse rito”.


 Arquivos vinculados

-

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá