Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

SEMA reúne parceiros para discutir Projetos para Política de Clima do Amapá.

Por: Rosa Dalva - 10/01/2017 - 12:38

Foto: Sem Autor da Midia

Acontece nesta terça feira dia 10 das 8:00 ás 12:30, no auditório da Secretaria de Estado do meio Ambiente, o evento intitulado Articulação Institucional e Sociedade Civil para a discussão sobre os Projetos que serão Submetidos ao Fundo GCF com Foco na criação de capacidades Institucionais do Estado do Amapá para REDD+, que reunirá os parceiros do estado que estão construindo projetos para acessar o Fundo GCF. O Fundo GCF foi criado pela Força Tarefa dos Governadores para Floresta e Clima, do qual o Amapá faz parte como membro fundador. Essa força tarefa tem promovido políticas de diminuição de desmatamento e conservação florestal, que estão diretamente ligadas a diminuição das emissões de CO2, contribuindo assim para o equilíbrio Climático do Planeta. O evento está sendo promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto Estadual de Floresta (IEF), e reunirá os parceiros do estado que estão construindo projetos para acessar o Fundo GCF.

De acordo com a responsável do Núcleo de mudanças Climáticas e serviços Ambientais da Secretaria, Mariane Nardi o Amapá está desenvolvendo um projeto junto com Conservação Internacional, que tem como objetivo construir sua política de Clima e Serviços Ambientais, desde a construção dos projetos das estruturas necessárias, o arcabouço legal e a capacitação dos atores sobre o tema.

Além desse projeto, outros três projetos terão a participação do Amapá em conjunto com outros estados amazônicos habilitados a participar desse edital. Um dos projetos é conduzido pelo Idesam que é um projeto de Governança, que permitirá intercâmbio de informações entre os estados, articulação com o governo Federal e visibilidade das políticas dos estados no cenário Internacional.  E o outro projeto é a plataforma do Indicar do IPAM, que monitora os PPCDs (Planos de Prevenção e Combate ao Desmatamento dos estados Amazônicos), que auxilia na governança e transparência nas informações dos estados.

 E por fim, o Projeto da BVRio que é a construção de uma plataforma de Registro para operar o ativos ambientais do estado. Item essencial para comercializar créditos de carbono, mas que podem operar com outros ativos florestais, como a madeira e Cota de Reserva Ambiental (CRA).

 

A Coordenadora do GCF no Instituto de conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas-IDESAM senhora Fernanda Peixoto Barbosa esteve presente falando sobre o Fundo e a Governança do GCF. Representantes  do IPAM Carolina Guyot e Eugênio Pantoja explicaram sobre a Plataforma Indicar, Mariane Nardi da SEMA  e Karoline Marques da Conservação Internacional, apresentaram o Projeto Florestas para o Clima-Sistema jurisdicional de PSA e REDD+ do Amapá que está sendo construído coletivamente entre SEMA, IEF e CI. E por fim o senhor Alex Tom Hoffman do Instituto BvRio apresentou a Proposta de Construção de uma Plataforma de Ativos Ambientais da Amazônia.

O secretário de Estado do Meio Ambiente Marcelo Creão fez a abertura do evento explicando a importância do evento para o Estado do Amapá e finalizou o evento esclarecendo e respondendo a todos os questionamentos dos participantes.


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá