Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Conselho Regional de Biblioteconomia Visita a SEMA

Por: Rosa Dalva - 02/03/2017 - 11:17

Foto: Sem Autor da Midia

Buscando fortalecer as fiscalizações em sua jurisdição e promover a profissão de bibliotecário, e ainda, indiretamente contribuir para a contratação de bibliotecários, desde o dia 21 de fevereiro de 2017, a Fiscal do CRB-2 que compreende Amapá, Pará e Tocatins, Helen Paula Campos, está fiscalizando instituições em Macapá.

Na Secretaria de Estado do Meio Ambiente a Fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia esteve acompanhada da Delegada do CRB – 2 Amapá, Marcilene Moraes que também é Bibliotecária da SEMA, foram recebida pelo Secretário Marcelo Creão. Sobrea vista falou Helen Paula:

“É importante que todas as Bibliotecas sejam elas públicas, municipais ou privadas estejam com seus Bibliotecários devidamente registrados e atuantes, como também a parte de educação nos Estados”.

Para exercer a profissão de bibliotecário, o formando deve solicitar o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia. O exercício profissional sem registro, bem como o não pagamento da anuidade, implica em caracterização do exercício ilegal da profissão, nos termos do art. 26 da Lei n° 4.084/62 do art. 4º e incisos, do Decreto 56.725/65 e do Código de Ética Profissional.

A Delegada do CRB – 2, Marcilene Moraes reforçou sobre a condição de um bibliotecário atuante e de como deve ser uma Biblioteca:

“Todos esses dados que estamos levantando vai para o Conselho, se por acaso detectarmos um bibliotecário que não esteja dentro das normas, vamos notificá-lo e têm um prazo para ele normalizar a sua situação. Verificamos o espaço físico, acervo bibliográfico, se tem mobília adequada, computadores, sala de pesquisa entre outros”.


Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá