Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Secretário de Meio Ambiente do Amapá no Estado do Acre para troca de conhecimentos

Por: Rosa Dalva - 13/03/2017 - 10:54

Foto: Sem Autor da Midia

Acompanhado de sua equipe técnica, o secretário de Estado de Meio Ambiente do Amapá, Marcelo Creão, foi ao Acre para conhecer as experiências do governo na gestão dos Recursos Hídricos e demais políticas ambientais. A equipe amapaense foi recepcionada pelo Secretário de Meio Ambiente do Acre, Edegard de Deus, pelo diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente (IMAC), Paulo Viana, e demais integrantes do segmento.

 

O intercâmbio de experiências visa o fortalecimento de uma relação interinstitucional. “Estamos conhecendo de maneira mais aprofundada as experienciais de sucesso do Acre na gestão dos recursos hídricos. Tanto outros estados amazônicos como a própria Agência Nacional de Águas referenciam as iniciativas do Acre como de sucesso e nos colocam como uma das referências para estarmos visitando”, observou Creão que destacou também o pioneirismo do Estado na gestão dos recursos hídricos.

Outro ponto de importante interesse são as políticas florestais, legislação e compensação por serviços ambientais desenvolvidas pelo governo do Estado do Acre, como também o conhecimento do Acre na outorga dos recursos hídricos, como explica Paulo Viana, diretor-presidente do IMAC.

“Vamos contribuir com a nossa experiência na área de dispensa e outorga de recursos hídricos. Faremos a apresentação do módulo sistematizado que estamos construindo”.

 

Edegard de Deus relata o intuito da visita. “Eles estão interessados em conhecer a gestão dos recursos hídricos, realizada no Programa PROGESTÃO. Além disso, também apresentaremos a gestão dos eventos hidrometeorológicos extremos, como realizamos o monitoramento em períodos de secas e enchentes. Vamos trocar experiências e conhecimentos acumulados”.

 

Vale enfatizar que o Acre foi o primeiro estado da Região Norte a implantar o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PLERH), criado e desenvolvido pela Sema, com a ajuda e participação de diversos órgãos públicos e da sociedade. Duas vezes por ano, a ANA envia técnicos para que avaliem o desenrolar das ações do PROGESTÃO nos estados.

Nos últimos três anos, o Acre cumpriu 100% das metas estabelecidas pelo governo federal.


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá