Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Diplomação e Posse dos Conselheiros das Unidades de Conservação Estaduais do Amapá.

Por: Rosa Dalva - 24/04/2017 - 11:34

Foto: Sem Autor da Midia

O Governo do Estado do Amapá, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto de Floresta do Amapá (IEF), realizou nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2017 o Encontro de Conselheiros das Unidades de Conservação Estaduais do Amapá que culminou com a Diplomação e Posse dos mesmos na tarde do dia 12 no Palácio do Setentrião.

O encontro aconteceu em três momentos: no primeiro dia com a abertura no auditório da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) com ciclo de palestras, onde o Secretário de Meio Ambiente Marcelo Creão falou sobre as cinco Unidades de Conservação ali representadas, como a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapurú (RDSI), a Reserva Biológica Estadual do Parazinho, A Floresta Estadual do Amapá (FLOTA) e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Curiaú e Fazendinha.

No segundo e terceiro dia a capacitação aconteceu na Escola de Pesca no Distrito Industrial de Santana, onde, cada conselho elaborou o seu Plano de Formação e Desenvolvimento traçando a condução e gestão da Unidade de Conservação, garantindo a participação ativa entre as comunidades e o poder público, visando nortear a integração das Unidades de Conservação com as comunidades do entorno, estimulando o desenvolvimento de projetos sustentáveis, bem como, a manutenção da preservação do meio ambiente. “Atuaremos como defensores da natureza, salvadores de centenas de vidas, e claro, a utilização da nossa terra de forma responsável e visando o bem comum”, ressaltou Caubi Amazonas, da Aldeia Indígena Wajãpi.

Os conselhos por dois anos atuarão como instrumentos de relacionamento entre as UCs, a população e o poder público. O objetivo é que a sociedade ajude na gestão das áreas da melhor maneira possível. De acordo coma legislação os conselhos podem ser consultivos, como na maioria das categorias de UCs. Entretanto as Reservas Extrativistas e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável, por abrigarem populações tradicionais, os conselhos são deliberativos, ou seja, têm a competência para aprovar ou rejeitar determinadas ações. Sobre a escolha de cada Conselheiro o Secretário Marcelo Creão falou: “Nos últimos dois anos, tivemos diversas reuniões. Mais de 150 comunidades foram visitadas e realizadas audiências para ouvir a comunidade, e assim tirar o conselheiro titular e suplente. Um trabalho árduo, mas que trará muitos benefícios em prol do desenvolvimento”.

 

 


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá