Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Diplomação e Posse dos Conselheiros das Unidades de Conservação do Amapá

Por: Rosa Dalva - 24/04/2017 - 16:30

Foto: Rosa Dalva

O Governo do Estado do Amapá, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto de Floresta do Amapá (IEF), realizou nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2017 o Encontro de Conselheiros das Unidades de Conservação Estaduais do Amapá que culminou com a Diplomação e Posse dos mesmos na tarde do dia 12 no Palácio do Setentrião.

O encontro aconteceu em três momentos: no primeiro dia com a abertura no auditório da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) com ciclo de palestras, onde o Secretário de Meio Ambiente Marcelo Creão falou sobre as cinco Unidades de Conservação ali representadas, como a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapurú (RDSI), a Reserva Biológica Estadual do Parazinho, A Floresta Estadual do Amapá (FLOTA) e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Curiaú e Fazendinha.

No segundo e terceiro dia a capacitação aconteceu na Escola de Pesca no Distrito Industrial de Santana, onde, cada conselho elaborou o seu Plano de Formação e Desenvolvimento traçando a condução e gestão da Unidade de Conservação, garantindo a participação ativa entre as comunidades e o poder público, visando nortear a integração das Unidades de Conservação com as comunidades do entorno, estimulando o desenvolvimento de projetos sustentáveis, bem como, a manutenção da preservação do meio ambiente. “Atuaremos como defensores da natureza, salvadores de centenas de vidas, e claro, a utilização da nossa terra de forma responsável e visando o bem comum”, ressaltou Caubi Amazonas, da Aldeia Indígena Wajãpi.

Os conselhos por dois anos atuarão como instrumentos de relacionamento entre as UCs, a população e o poder público. O objetivo é que a sociedade ajude na gestão das áreas da melhor maneira possível. De acordo coma legislação os conselhos podem ser consultivos, como na maioria das categorias de UCs. Entretanto as Reservas Extrativistas e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável, por abrigarem populações tradicionais, os conselhos são deliberativos, ou seja, têm a competência para aprovar ou rejeitar determinadas ações. Sobre a escolha de cada Conselheiro o Secretário Marcelo Creão falou: “Nos últimos dois anos, tivemos diversas reuniões. Mais de 150 comunidades foram visitadas e realizadas audiências para ouvir a comunidade, e assim tirar o conselheiro titular e suplente. Um trabalho árduo, mas que trará muitos benefícios em prol do desenvolvimento”.

 

 


 Últimas Notícias

AMAZÔNIA PROTEGE


BOLETIM HIDROLÓGICO


ecotrilhas


botao coema


sic


Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá