Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

SEMA colaborando com as festividades de são Tiago

Por: Rosa Dalva - 26/07/2017 - 12:06

Foto: Rosa Dalva

Nesta terça feiras 25, dia de São Tiago muitos devotos se deslocaram de vários municípios do Estado do Amapá, assim como um grande número de turistas em busca de conhecimento histórico e cultural, devido a festa de São Tiago completar 240 anos na Vila de Mazagão Velho e ser uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

A celebração em louvor ao Santo iniciou carregada de muita emoção e tradição, às 7h o Arauto percorreu as ruas da vila anunciando o círio. Às 8h teve início a missa solene ao lado da Capela de São Tiago, e logo após a procissão percorreu as ruas da vila com as figuras de São Jorge e São Tiago. A programação foi acompanhada de milhares de fiéis e devotos que pagavam promessas e por vezes se emocionavam a cada oração e pedido feito à São Tiago Padroeiro da Comunidade.

Assim como o Governador do Estado Waldez Góes, o Secretário de Meio Ambiente do Estado Marcelo Creão e sua equipe técnica também participaram dos louvores ao Santo, realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, que consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

O núcleo de Educação Ambiental da SEMA está num intenso trabalho na comunidade desde do dia 20 de julho, sensibilizando os agricultores, famílias locas, empreendedores locais, individuais e visitantes durante o evento da Festa de São Tiago até o dia 29, despertando-os para a preservação e conservação dos recursos naturais locais e do espaço territorial do distrito de Mazagão Velho, visto que o mesmo compõe a Floresta Estadual do Amapá.

 


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá