Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Representantes do CETEM e PNUMA/MMA avaliam a emissão de Mercúrios nos Garimpos do Amapá

Por: Rosa Dalva - 20/09/2017 - 11:18

Foto: Rosa Dalva

     

       O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (05/09/17) uma comissão formada pela Doutora Zuleica Castilhos, a Mestre Líllian Maria Borges Domingos, pesquisadoras do Centro de Tecnologia Mineral - CETEM, e a Mestre Elisa Badziack, Assistente Técnica de Projeto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Ministério de Meio Ambiente – PNUMA/MMA. A equipe veio ao Estado do Amapá com o objetivo de estudar a utilização e emissão de mercúrio nos processos do garimpo de ouro em pequena escala. O projeto também irá realizar esta pesquisa nos Estados do Pará, da Bahia, em Rondônia e no Mato Grosso. Segundo a Dra Zuleica Castilho, essa é uma avaliação que pode ajudar a descrever o cenário nacional dos garimpos e que pode ser utilizada para melhorar o processamento mineral no país. 

       O que se espera é ter uma estimativa mais precisa quanto às emissões atmosféricas de mercúrio no Brasil para responder à questionamentos do Ministério de Meio Ambiente e atender à Convenção de Minamata sobre Mercúrio, ratificada em agosto deste ano. A Convenção é uma ação internacional liderada pela Organização das Nações Unidas – ONU para reduzir a utilização, liberações e emissões de mercúrio que, em função de sua toxicidade e particularidades de seu ciclo biogeoquímico, é uma substancia de preocupação local e global.

        Em seguida a Comissão reuniu-se no auditório da SEMA com a equipe da Sala do Garimpeiro, Daniel Quintas e Lenira Barroso, juntamente com as instituições que poderão colaborar com a pesquisa. Estiveram presentes técnicos da Delegacia de Meio Ambiente – DEMA, do Conselho Estadual de Meio Ambiente - COEMA, do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – IBAMA, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Instituto Estadual de Floresta do Amapá – IEF, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA e do Laboratório Central do Amapá LACEN com o objetivo de compartilhar informações.


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá