Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Comissão da Bacia Hidrográfica do Araguari executam mobilização nos Municípios do Estado.

Por: Rosa Dalva - 11/09/2017 - 13:21

Foto: Sem Autor da Midia

 

          A Comissão criada através da Portaria nº 002 de 2017 – CERH, juntamente com a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente está realizando mobilizações nos Municípios para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Araguari, que de acordo com o Art.43 da lei n.º 0686 de 07 de junho de 2002, dispõe sobre a Política de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado do Amapá, os Comitês de Bacia Hidrográfica.

         A equipe responsável realizou mobilização e reunião nos Municípios de Pedra Branca na Câmara do Vereadores, Porto Grande na Base da FLONA e nos Distritos de Cupixi e Bailique na Comunidade do Livramento, com o objetivo esclarecer aos moradores da região sobre o que seja uma Bacia Hidrográfica, um Comitê de Bacia e a junção de Comitê de Bacia e qual o Resultado. Sobre o tema falou a Educadora Ambienta Ana Maria Correa do NEA:

      “Apesar de serem áreas distantes, nós tivemos um bom retorno, participaram mais de sessenta pessoas incluindo ribeirinhos e do Município de Porto Grande, todos estavam muito apreensivos com a questão da construção da Hidrelétrica, já que o rio subiu acima do que estava previsto e muitas casas  tiveram que ser deslocada ara o alto da montanha dificultando o dia a dia, mas a reunião foi muito produtiva eles entenderam da importância dos comitês, foram tirados os pré delegados para que a gente possa trabalhar de uma forma muito mas democrática, nessa questão da proteção dos Rios.”

        Vale lembra que a Bacia tem grande relevância nas questões de preservação e conservação ambiental, pois do total da área de drenagem da bacia hidrográfica cerca de 30.796.23km² estão em Unidades de Conservação, o que representa aproximadamente 73% da superfície total da Bacia Hidrográfica. De acordo com a Agência Nacional de Agua, a Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, possui 361 nascentes. As unidades de conservação protegem 73,4% do total dessas nascentes. Propicio a desenvolver projetos de serviços ambientais com foco em água.

 


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá