Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

SEMA - AP participa do 2º Seminário de Monitoramento Integrado com Radar Orbital em Brasília.

Por: Rosa Dalva - 21/09/2017 - 10:53

Foto: Sem Autor da Midia

            Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA, juntamente com outras Instituições do Estado participam em Brasília do 2º Seminário de Monitoramento Integrado com Radar Orbital 2017. O objetivo do evento é divulgar os resultados do Projeto Amazônia SAR e discutir a produção científica sobre Sensoriamento Remoto operada na faixa de Microondas -RADAR no Brasil e no Mundo.

            O Projeto Amazônia SAR (Synthetic Aperture Radar), foi elaborado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE e o Instituto Brasileiro  do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis – IBAMA, visando à criação de um sistema de detecção de desmatamento na Amazônia com uso de imagens de radar orbital. Esta tecnologia permite observar a terra mesmo com a constante barreira de nuvens. Para o Estado do Amapá o projeto quando implementado atenderá a demanda de Monitoramento Ambiental, diminuindo o nosso tempo de resposta e melhorando a nossa capacidade em detectar áreas alteradas no Estado.

            Na oportunidade os técnicos da Coordenadoria de Geoprocessamento – CGTIA/SEMA, José Maria do Rosário, Cláudia Funi e Patrick Farias (Coordenador) apresentaram  o Projeto Base Cartográfica Contínua do Estado do Amapá, trabalhos executados pela Coordenadoria e uma exposição de pôsteres sobre o Projeto.

 


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá