Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

SEMA e COOMING levam Ação Social no Garimpo São Domingos.

Por: Sem Autor - 04/10/2017 - 11:16

Foto: Rosa Oliveira

          A Secretaria de Estado do meio ambiente – SEMA, através do Núcleo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru - RDSI, como parte de suas ações de implementação desenvolvidas no entorno da RDSI, coordenou uma Ação Social, juntamente com a Cooperativa  Mineral de São Domingos – COOMING, em parceria com o SuperFácil do Município de Pedra Branca do Amapari, com o objetivo de levar cidadania através dos trabalhos oferecidos na região de garimpo.

          Na oportunidade foi oferecido a população, carteira de identidade 1ª e 2ª via, CPF, Cartão do SUS, Previdência Social e também o Serviços de endemias que estavam com uma equipe de 04 (quatro pessoas) devido o garimpo de São Domingos apresentar um alto índice de Malária.

          Durante o evento a equipe do SuperFácil composta por 06 (seis) Técnicos, incluindo o Coordenador Luan José da Silva, realizaram 03 (três) inscrições de CPFs, 27 cartões do SUS e 12 Carteiras de identidade.  A equipe de endemias da Secretaria Municipal de Saúde analisou 90 Lâminas com 14 (quatorze) casos positivos de Malária. Isto mostra a necessidade de ações como essas nestes locais de difícil acesso, onde pais de família lutam para dar vida melhor aos filhos e esposas. Sobre a importância de levar esse trabalho até as comunidades distantes falou o Coordenador do SuperFácil de Pedra Branca Luan José:

“Bem o nosso objetivo é descentralizar os serviços é uma determinação da Diretora  geral do SuperFácil, dra Luzia Grunho, que pede que se descentralize os serviços levando cidadania a todas as comunidades ribeirinhas de Pedra Branca e adjacência. Dessa vez trazendo para o Garimpo de São Domingos que é uma Comunidade bastante distante e com muitas necessidades.  O bom de tudo é que a procura pelos serviços oferecidos está sendo satisfatório e nós estamos indo embora com a sensação de dever cumprido. Quero ressaltar que essa parceria com a SEMA e com a Cooperativa dos Garimpeiros é que está dando todo o suporte para que a gente pudesse realizar esse momento. Quero agradecer a SEMA pelo convite e dizer que estamos sempre a disposição”.

          Sobre a satisfação dos moradores falou a comerciante Ogleide Santos:

“A importância do trabalho que a Sema está fazendo aqui na Comunidade São Domingos, trazendo o superFácil , assim como outros benefícios trazidos por vocês é de extremo valor. Aqui nós temos pessoas que nunca tiraram nem o registro de nascimento, não tem identidade, não tem CPF muito menos Cartão do SUS, eles não sabe nem ir aonde se aposentar, temos pessoas aqui que já tem 70 anos e não sabe por onde começar uma aposentadoria, imagine a felicidade dessas pessoas chegando aqui hoje pra se fazer conhecer como cidadão. Nós do fundo coração só temos que agradecer a SEMA por esta preocupação e dizer que queremos que essa equipe toda volte mais vezes e obrigada por se lembrarem de nós, pois a imagem que se tem de garimpeiro é a pior possível e isso não é verdade, somos pessoas humanas hospitaleiras, hoje vocês estão comprovando isso, que aqui nós somos uma família, obrigada Secretário Creão”.


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá