Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

SEMA e MMA oferecem Curso de Estruturação da Gestão Ambiental Municipal.

Por: Rosa Dalva - 11/10/2017 - 10:26

Foto: Rosa Oliveira

Está acontecendo no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) a aula Inaugural e presencial do Curso Estruturação da Gestão Ambiental Municipal, direcionado aos Técnicos Municipais e Estaduais do Amapá. Uma parceria da SEMA com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) organizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) e a Assessoria de Municipalização (ASSEMUN). Como explicou a coordenadora do Curso:

“Esse evento de hoje é uma aula presencial do curso Estruturação da Gestão Ambiental Municipal, promovido pelo Departamento de Educação Ambiental do ministério do Meio Ambiente, é um curso de Formação e capacitação, é uma formação continuada que vai ajudar os Secretários, técnicos e servidores de cada Município no desenvolvimento de suas atividades, nos planejamentos, ou seja, no trabalho cotidiano da Secretaria nas questões ambientais e no fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente. È o governo do Estado do Amapá através da SEMA contribuindo com os gestores municipais. “

O curso tem o objetivo de contribuir para qualificar a gestão ambiental municipal por meio de processos formativos continuados, facilitando a descentralização e a gestão compartilhada visando o fortalecimento do SISNAMA. E ao mesmo tempo difundir experiências desenvolvidas localmente entre municípios participantes do curso, ampliando o número de órgãos ambientais com equipes técnicas capacitadas no âmbito dos Parâmetros Circulares Nacionais, visando alcançar todos os entes do SISNAMA. Sobre o objetivo falou Edson Mendes Medeiros da Unidade Institucional de Arranjos Municipais (UAM),Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC)

“O curso Estruturação da Gestão Ambiental Municipal ofertado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com a SEMA vem como suma importância para a capacitação, neste primeiro momento, aos servidores da administração pública. Auxiliando a gestão desde o planejamento à execução de projetos, programa e, nas suas ações de infraestrutura. O conhecimento oportuniza as matizes de buscar financiamento e minguar danos no setor ambiental. E para a SDC, que está vinculada a o crescimento das cidades com qualidade,  é de grande relevância atuar, também, nesse cenário Ambiental. Pois acredita que todas as ações de gestão de infraestrutura deve ressaltar o fator meio ambiente.  Capacitar os seus servidores para tornar multiplicadores é também uma meta”.

Assim como capacitar os atores e instituições envolvidas para atuarem de forma sinérgica na leitura e intervenção sobre a realidade ambiental no seu território. Estão presente no curso Secretários e Técnicos dos Municípios de Amapá, Cutias, Calçoene, Macapá, Tartarugalzinho, Santana e Serra do Navio ampliando o número de atores públicos com formação e capacitados para incidirem positivamente na Gestão Ambiental Pública. Sobre a importância do Curso falou o Secretário Municipal do Meio Ambiente de tartarugalzinho, Atekxiangre João da Silva.

“Esse curso de gestores municipais é de suma importância para cada Município, para que todos possam ter mais conhecimentos e que todos façam seus licenciamentos ambientais com seus Técnicos capacitados, e pra nós Secretários esse curso contribui muito porque hoje a questão ambiental é muito complexa se nós não tivermos atualizados com a gestão municipal e Estadual você fica pra trás”.


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá