Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

SEMA promove Mutirão de Limpeza na Orla de Macapá

Por: Rosa Dalva - 24/10/2017 - 08:36

Foto: Sem Autor da Midia

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) coordenou um mutirão de limpeza na Orla de Macapá com o intuito de retirar pneus acumulados, próximo a Rampa do Açaí após serem descartados por embarcações que navegam no Rio Amazonas. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Amapá (IFAP), que sobre a Coordenação do professor Pedro Aquino de Santana do curso de Ciências Sociais levou mais de 50 estudante que juntamente com técnicos da SEMA e  voluntários da Cáritas Brasileira, fizeram uma grande corrente para a retirada dos pneus.

 A Secretaria de Transporte do Estado do Amapá (SETRAP) foi quem fez o transporte dos pneus até o local a ser armazenados. Sobre o objetivo do Mutirão e o destino final do material retirado do Rio e os impactos negativos gerados ao meio ambiente e à sociedade, falou o Técnico André Nascimento da Coordenadoria de Políticas e Normas Ambientais:

“Foi uma iniciativa da SEMA com apoio do IFAP que nos ajudou a recolher os pneus, o SETRAP que fez o transporte dos pneus até a central das Cáritas uma entidade católica de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, que receber os pneus e ofereceu um lanche para todos que participaram da ação. O nosso objetivo foi recolher esse material danoso ao meio ambiente e ao mesmo tempo dar um destino final a quase duas caçambas de pneus retirado, que não tiramos mais devido a questão da maré que tem sua hora de encher e de secar. Todo esse material foi entregue à Caritas que faz um projetos em praças públicas, construindo bancos, balanços, jardins embelezando a nossa cidade, como exemplo a Praça do Bairro Açaí que é todo construído com matéria reciclável. E com isso a gente passa a cuidar melhor do Rio Amazonas. Infelizmente esses pneus foram jogados no Rio por donos de embarcação que muitas vezes não têm consciência de Preservação, por isso mesmo estamos pensando dar continuidade a esse projeto com uma grande Ação Educativa junto a esses Barqueiros para que no momento que esses pneus caírem no Rio sejam logo recolhidos e tenhamos nosso Rio livre de contaminações evitando grandes impactos ambientais em nossas águas”.

 


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá