Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Final da Gincana Ecológica no Vale do Jari

Por: Rosa Dalva - 14/11/2017 - 10:11

Foto: Edivan

A Gincana Ecológica lançada em 05 de agosto de 2017 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) no vale do Jari, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre as questões ambientais, teve o seu encerramento neste sábado (11) na quadra da Escola Mineko Hayashida, com os alunos das escolas Vanda Cabête, Sônia Henriques, Munguba do Jari e Mineko Hayashida.

 Durante três meses o Projeto Gincana Ecológica promoveu o estudo da questão ambiental, voltada para a preservação do equilíbrio ambiental, para a qualidade de vida e para a compreensão das relações entre o homem e o meio em que vive, aumentando assim, o ciclo de vida do nosso planeta. Propondo mudanças de comportamento nos alunos e na comunidade em geral. Ao mesmo tempo Alertando a comunidade escolar sobre as consequências graves ocasionadas pelo o destino errado do lixo, preservando o meio ambiente e estimulando a participação dos alunos na discussão de ideias e emissão de opinião na tomada de decisões para o bem da coletividade.

A final da Gincana teve a realização de outras quatro tarefas definidas pela organização que contou pontos de 01 a 10, além das outras tarefas que foram cumpridas durante o período do evento. O envolvimento da direção, dos professores e dos alunos das escolas, foi de extrema importância para o sucesso da Gincana. Toda a arrecadação de resíduos retirados do Meio Ambiente totalizou em 40.989,2 kilos de papel, 62.026 garrafas pet, 31.790 CDs, 6.384 pilhas e 409 baterias de celular.

 A Escola Sônia Henriques que ficou em 4º lugar, arrecadou 690 kg de papel; 1.366 garrafas pet e 207 CDs. Em 3º lugar a Escola Mineko Hayashida coletou 1.642,2 kg de papel; 1.502 garrafas pet; 851 CDs; 150 pilhas e 22 baterias, enquanto que a Escola Vanda Cabête em 2º  lugar apresentou 3.515 kg de papel, 915 garrafas pet, 406 CDs, 112, pilhas e 32 baterias sendo premiada com um Data Show. A escola Munguba do Jari, do Município de Vitória do Jari com um número expressivo de arrecadação com 35.142,2 kg de papel; 58.243 garrafas pet; 30.326 Cds; 6.122 pilhas e 355 baterias de celular foi a grande vencedora da I Gincana Ecológica do Vale do Jari, premiada com uma copiadora ofertada pela Cooperativa de Garimpeiros de São  Domingos, do alto Cupixi. Vale ressaltar que todas as escolas receberam um troféu de agradecimento pelo relevante trabalho junto à comunidade.

O evento de encerramento contou com tarefas a serem cumpridas como o desfile Ecológico com roupas confeccionadas a partir de resíduos recolhidos: cuba de ovo, canudinhos, tecido de sombrinha, embalagem de bombom, papel crepom, fita adesiva, copo de descartável, sarrapilha,  CDS e sacolas de Supermercado. Além do desfile foram apresentadas Paródias, brinquedos feitos com material reciclável e danças para a apreciação e avaliação da mesa de jurados composta pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Sarraf, o Analista Ambiental da CADAM, Marcos Linhares, senhor Josafah Pimentel da Empresa de Transporte Reciclagem – JN e o Analista Ambiental da Sema, Hermenegildo Neto, todos parceiros da Sema nessa empreitada.

Para o secretário de estado de meio ambiente, Marcelo Creão o meio ambiente e a saúde da população são os maiores beneficiados por esta ação. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a comunidade, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil. “Esperamos que os alunos ampliem seu conhecimento sobre o tema, percebam como a ação humana modifica o meio ambiente e reflitam sobre seu papel na melhoria do espaço onde vivem” e pontuou:

A ideia para o projeto da gincana ecológica surgiu dentro de um do programa de Educação Ambiental da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru. “A ideia foi mostrar para essa comunidade a importância em se preservar o meio ambiente e evitar que o lixo da cidade chegue até a reserva”, ponderou Creão.

Ele concluiu que a participação das escolas foi de fundamental para a realização do projeto e adiantou que a ideia é levar esta iniciativa para outros municípios do Estado.

 


 Arquivos vinculados

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá